terça-feira, 25 de junho de 2013

REUNIÃO MENSAL DE JUNHO/2013


A nossa reunião mensal do mês de junho foi realizada no dia 16 e contou com a presença de cerca de 50 associados.

Falamos sobre as formações de geadas, assunto de interesse justamente nesta época de frio dos meses de junho e julho, principalmente.

Foi amplamente debatido o assunto e ficou bem claro que a geada não cai, mas se forma a partir de algumas condições atmosféricas específicas, como humidade relativa, ponto de saturação do vapor de água no ar e, claro, a temperatura. Para a formação da geada é necessário que a temperatura na superfície das folhas da plantas de uma maneira geral esteja abaixo de 0ºC e a temperatura de relva, que é a temperatura medida a 1,5m do chão não pode ser maior que 4ºC.

Para proteger nossas orquídeas existem algumas alternativas que variam, fundamentalmente com o número de plantas que temos.

Se são poucas plantas, entre 10 e 12 vasos, podemos dar um jeitinho e coloca-los dentro de casa ou no quartinho de despejo, na edícula, enfim protegidas pela construção da própria moradia.

Caso sejam mais plantas que não caibam dentro da casa, poderemos cobrir todas elas com um plástico no cair da tarde e descobri-las  pela manhã seguinte.  Pode-se até cobrir individualmente os vasos com sacos pásticos.

No caso de serem muitas plantas – 100 ou mais – se não houver uma estufa ou estrutura capaz de protege-las, certamente algumas serão atingidas pela formação da geada.

Quando discutimos esse assunto em anos passados, o nosso saudoso Shuishi Yamagushi mostrou uma pesquisa estatística que mostrava que 75% dos dias com formação de geada eram do quarto minguante da lua e no mês de julho.

Portanto é bom ficar atento para os dias 16 a 22 de julho deste ano que são os dias em que a lua estará no quarto minguante.

Alem dessas dicas todas, existem orquídeas que, mesmo sem geada, podem ser fatalmente prejudicadas por baixas temperaturas.

As principais são a C. dowiana aurea, C. violácea e a C. eldorado. Se tiverem alguma dessas 3 espécies citadas, é bom leva-las pra dentro de casa no inverno.

Alem desse assunto, obviamente tivemos uma pequena exposição com plantas floridas dos nossos associados, cujas fotos de algumas delas seguem abaixo.

                                                       C. walkeriana Tokio x self

                                                           C. walkeriana tipo

                                                           C. trianaea pincelada "Neiva"

                                                         Paphiopedilum leeanum

 

                                                       Maxillaria cerontina

                                                   BLC. George King "Serendipity"

                                                              C. walkeriana alba

                                                   Coelogyne lentiginosa

                                                        Pastoral " Baton"

                                                            C. persivaliana "Jewel"

                                               Potinara Free Spirit "Miami Sun"

                                              C. Persivaliana tipo (Karen Graff x Summit)

Bulbophyllum longissimum

Nenhum comentário:

Postar um comentário