quinta-feira, 20 de junho de 2013

EXPOSIÇÃO DE VALINHOS - SP


No ultimo final de semana estivemos representados na Exposição de Valinhos, SP. Levamos 103 plantas e fizemos o mesmo número de pontos que Poços de Caldas com 95 plantas. Por isso ficamos em 3º lugar.

Tivemos a felicidade de termos 2 plantas no pódio. Uma foi a Cattleya walkeriana Feiticeira da dona Mifue Ori, que ficou em 3º lugar na categoria I e a outra uma terrestre a Zeuxine Estrateumática da dona Tereza de Jesus Pereira, que ficou em 1º lugar V Categoria.

Estivemos presentes no julgamento e verificamos que havia muito menos plantas das categorias I e II com a maioria de C. walkerianas, e muitas plantas das categorias IV, V e VI, o que parece ser uma tendência nas atuais exposições. Talvez por que é muito mais fácil obter pontuação com as plantas dessas categorias, que com as espécies e híbridos das Laelias e Cattleyas.

É um assunto muito interessante para se discutir, porque nem só de ponto vive a orquidofilia.

A CAOB está lançando o curso de juízes e, quem sabe, num futuro não tão distante, poderemos ter mudanças nesses critérios de julgamento.

Por enquanto, vamos mandando nossas plantinhas e fazendo pontos. Afinal já estamos em 7º lugar na classificação geral, e isso muito nos honra.

Abaixo as fotos das 2 plantas premiadas.
                                                          Zeuxine Estrateumatica


Cattleya walkeriana "Feiticeira"
 

Um comentário:

  1. Sempre defendo a ideia que temos menos plantas nas categorias I, II e III do julgamento pelo fato de serem poucas espécies. Se pensarmos em termos da classificação de Kew que junta Laelia Mexicana e Schomburgkia como Laelia, são aproximadamente 26 espécies, junta em Cattleya as próprias Cattleyas, Sophronitis e Laelias Brasileiras, totalizando mais ou menos200 espécies e híbridos naturais, 5 Guarianthes, 2 Rhyncholaelia, 21 Brassavolas e 7 Broughtonias, as categorias I e II são para 260 espécies. Só a categoria VI engloba entre outras, os 2 maiores gêneros da famíia Orchidaceae: Bulbophyllum com 1500 espécies e Dendrobium com 1200, além de Coelogyne com 160, etc. Será que não é por isto que temos mais plantas nesta categoria. Será que não é pelo fato de cobrarem alguns milhares de reais por uma Cattleya razoável e que no próximo ano não vale mais nada? Acho sim que este é um bom assunto de discussão, mas tenho certeza que não aparecem plantas destes gêneros nas exposições apenas para fazer "pontinhos", temos grandes colecionadores e especialistas em gêneros como dendrobium e Bulbophyllum mo nosso meio e sinto orgulho em saber que eles nos honram com a exposição de suas plantas, verdadeiras joias.
    Robinson Viegas dos Reis
    Ex Cattleyeiro e atual colecionador de "plantinhas"

    ResponderExcluir