sexta-feira, 28 de junho de 2013

69ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DE RIO CLARO


A exposição de Rio Claro é, sem sombra de dúvida, a mais esperada do ano. E, como sempre, acabou confirmando sua grandeza colocando 2.676 plantas (!!!!!) e trouxe 67 entidades expositoras, algumas de bem longe, como Belo Horizonte, Brasilia, Goiania, Divinópolis, e outras tantas, que vieram com suas mais belas orquídeas para nos brindar com uma enorme beleza e uma extraordinária qualidade.

Aqui no Círculo Orquidófilo Sorocabano sempre, quando se aproxima a data dessa exposição, insistimos para os nossos associados irem pois terão oportunidade de ver plantas floridas que so se vê em revistas ou livros especializados. Pode-se constatar uma variedade enorme de métodos de cultivo, de tipos de substratos, tipos de vasos, propiciando uma verdadeira aula ao vivo.

E, coincidentemente, neste ano, nossos associados foram em grande número em 2 excursões, uma no sábado e outra no domingo e todos voltaram muito satisfeitos com o que viram.

Queremos dar os parabéns ao Círculo Rioclarense de Orquidófilos pela maravilha de exposição e pela competência em receber todos nós com muita organização e muita cordialidade.

Com relação a nossa participação como expositores, não podemos reclamar já que ficamos em 2º lugar, com 507 pontos e apresentamos 143 plantas, perdendo apenas para a cidade sede que apresentou 188 plantas e fez 830 pontos.

Além dessa exposição, visitamos uma outra que ocorre no Orquidario Wenzel, que expõe apenas C. walkerianas e, logicamente, lá se pode ver as mais belas e mais cobiçadas variedades dessa espécie.

O único senão é que os preços pedidos pelas plantas de venda eram fora da realidade. Havia algumas C. walkerianas albas que, sinceramente, não tinham forma e nem qualidade suficiente para serem vendidas e os preços eram de R$ 400,00. Havia também uma caixa de plástico com dezenas de plântulas – é isso mesmo: plântulas – recém tiradas do frasco de semeadura e jogadas nessa caixa sendo vendidas a R$ 20,00 cada uma.

É uma pena que alguns comerciantes hajam dessa forma, pois, na nossa opinião, estão desrespeitando não só os orquidófilos como, principalmente, as plantas.

Como destaque da exposição de Rio Claro temos, sem dúvida, a C. walkeriana do 1º lugar no pódio, que é uma magnífica novidade nas walkerianas fantasia. Parabens ao seu proprietário, o Dr. Elias Donato de Poços de Caldas que, para confirmar que tinha a melhor planta, ficou em primeiro lugar também na exposição do Wenzel com uma planta irmã.

Abaixo algumas fotos da Exposição de 69ªExposição Nacional de Rio Claro.
 
                                                              Cattleya trainae coerulea
                                            Primeiro lugar Categoria II - Espécie estrangeira

                                               Bancada de plantas de Belo Horizonte
                                                   dezenas de excelentes C. walkeriana

                                            C. walkeriana alba de Belo Horizonte - nota 7

                                                 Parte das plantas de Sorocaba

                                           Outra parte das plantas de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário