quarta-feira, 5 de junho de 2013

3a. EXPOSIÇÃO NACIONAL DE PORTO FELIZ - SP


Participamos, neste final de semana, da Exposição Nacional de Orquídeas de Porto Feliz com 148 plantas e fizemos 553 pontos ficando em primeiro lugar.

Fizemos 2 pódios com as plantas Jumelea saginata, que ficou em primeiro lugar na categoria VII e Sudamerycaste fimbriata que ficou em 3º lugar na categoria IV. Ambas são da nossa associada Miriam Tanaka.

Essa exposição é apenas a 3ª realizada pela Associação de Porto Feliz e já consegue marcar um tento pela qualidade e pela quantidade de plantas trazidas para apreciação por 22 entidades expositoras, já que tivemos 1.189 plantas no total.

Pudemos apreciar uma grande variedade de plantas, com espécies raras e híbridos maravilhosos.

Dentre tantas plantas, destacamos a presença de inúmeras Cattleya walkeriana, lideradas pelas associações de Americana e Poços de Caldas que apresentaram inúmeras plantas desde a tipo até coeruleas lindíssimas.
Haviam, tambem, muitas Cattleya percivaliana e todas muito bonitas, destacando-se a variedade "Farah Diba", que é um clone já bem antigo, mas de rara beleza.

A entidade é presidida pela Tokiko Mizokoshi, carinhosamente chamada por dona Maria, e está de parabéns pelo esforço descomunal que fez para propiciar a nós todos apreciarmos plantas tão variadas e tão belas.

Conversamos bastante com a dona Maria e o Reginaldo, outro diretor da associação, e ficamos surpresos com a grande dificuldade que tiveram em montar a exposição, começando com a diminuição da participação da Prefeitura até o Corpo de Bombeiros que se negava a emitir o laudo permitindo a realização da exposição, laudo esse que foi emitido as vésperas da abertura da exposição. Tudo por desconhecimento do que é uma exposição de orquídeas. Tiveram também muita dificuldade com a hospedagem de alguns orquidófilos de localidades mais distantes, por falta de hotel capaz de abriga-los. Tiveram que se valer da hospitalidade de uma associada, a Cida Pantojo Braguim, que ofereceu sua chácara para poder hospedá-los.

Mas claro que todo esse esforço foi premiado pela beleza da exposição.

Parabens aos orquidófilos  portofelicenses pela beleza de exposição.

Abaixo algumas fotos para ilustrar o que dissemos.

                                               Bancada das plantas de Sorocaba


                                                              Plantas de Sorocaba
                         

Cattleya percivaliana "Farah Diba" 


Sudamerycaste fimbriata

Vista parcial do pódio

Vista do pódio

Jumelea saginata

Cattleya walkeriana "Toktsu Sul de Minas"

Cattleya percivaliana tipo "Carla Porto"



Nenhum comentário:

Postar um comentário