segunda-feira, 20 de maio de 2013

REUNIÃO DE MAIO DE 2013


Ontem, dia 19 de maio, fizemos nossa reunião mensal de maio e tivemos o comparecimento de mais de 60 pessoas entre associados e visitantes. Foi, como sempre, uma reunião animada e a mini-exposição com as plantas trazidas pelos companheiros estava de primeira, com plantas lindas, algumas raras e outras de primeira, como a Cattleya walkeriana Feiticeira, trazida pelo Ori e dona Olga. Tivemos também uma planta rara a Constancia cipoensis,

Esta última é uma planta originaria das montanhas do norte de Minas Gerais.

São semelhantes as Sphronitis e vegetam nos troncos de Vellozia e são muito difíceis de cultivo. Por esses motivos é uma planta em extinção e ficamos muito felizes que o nosso amigo José Batista consegue cultivá-la. Quem quiser saber mais consulte o site http://www.sodmg.com.br/virtuemart/detalhes/20/1/generosdea-c/constantiacipoensis.html  da SOD – Sociedade Orquidófila Diamantinense, entidade que se dedica a preservação das orquídeas da região de Diamantina, muito prejudicadas pelos garimpos de diamantes e pelas queimadas.

Na reunião falamos sobre as Exposições Internacionais de Taiwan, não apenas da beleza estonteante que essas exposições oferecem mas também dos números envolvidos.


Atrás dessa beleza toda, tem um País – Taiwan – que, sabiamente aproveitou sua aptidão natural, já que é berço de lindíssimas Phalaenopsis e Paphiopedillum e afins, e fez com que a pauta de exportação com a venda dessas espécies de orquídeas chegasse a 70% do total exportado atingindo cifras de US$ 116 milhões em 2010.

O governo taiwanês, vendo a importância que o cultivo de orquideas nativas tomou, criou mecanismos para incrementar o setor, para te-lo como exemplo no desenvolvimento  dos setores afins como biotecnologia, turismo, cultura, laser e agricultura.

A feira de 2011 teve mais de 400.000 visitantes e cerca de 4.000 compradores, sendo que 13 dos maiores compradores do 9 países estiveram por lá comprando as orquídeas produzidas pelos taiwaneses.

Sem dúvida são números que impressionam e que nos faz acreditar que, um dia, teremos também por aqui algo parecido. Talvez não tão grandioso.

Seguem as fotos da nossa reunião, de autoria da nossa querida amiga e associada Maureen Sumida.
 
                                                           Gomesa crispa

                                                     BLC. Chia Lin "NEW CITY"

                                                         Sophronitis cernua (mineira)
                                                     A diferença com a S.cernua litorânea é
                                              o comprimento da haste floral um pouco maior
                                              e a côr vermelho mais intenso.

                                                                C. walkeriana coerulea

                                                             Constantia cipoensis

                                                                 Calante venusta alba

                                                    C. walkeriana tipo "FEITICEIRA"

                                                      C. Percivaliana alba Caracas              
                              

Um comentário: