terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CONTRA A COLETA DE PLANTAS


INCRÍVEL !!!!!!!!!!

Essa foi a nossa reação com uma mensagem recebida do sr. Luciano Ramos Zandoná, cuja copia segue abaixo :

Olá Amigos,

Venho através deste expressar minha indignação com uma atitude que vem se tornando cada vez mais frequente...A coleta ilegal em Unidades de Conservação!!!

 Em 2009 teve início o programa de monitoramento, resgate e realocação de orquídeas no Parque Estadual da Cantareira, com intuito de conhecer e conservar "in situ" a família Orchidaceae.
Até hoje foram centenas de plantas resgatadas e realocadas no habitat, inúmeros registros fotográficos das plantas no seu ambiente natural, e atividades com e
estudantes a fim de sensibiliza-los da necessidade da preservação, não somente das orquídeas mas de seus habitats!

No ano de 2012 muitas orquídeas nativas e também as realocadas para fins educativos foram coletadas ilegalmente, prejudicando assim a preservação das espécies no habitat e a oportunidade de outras pessoas observarem as plantas no seu ambiente natural!!! Isso não pode acontecer !!!

São atitudes como essa que me desencorajam a guiar pessoas pelas matas da Cantareira e de publicar de forma efetiva um guia das tais orquídeas, se sem o guia as plantas estão sendo coletadas, imagina se houvesse um guia publicado??? Como seria???

 Sempre fui favorável a “conhecer para conservar” agora estou mudando de opinião...penso que devemos proibir visitas livres, cercar o centro de visitantes onde as plantas são realocadas e obrigar aos visitantes um guia ou monitor do Parque para acompanha-los.

 Temos, além de não comprar plantas coletadas, a obrigação de denunciar orquidários comerciais que compram tais plantas!!!

 Luciano Ramos Zandoná

_____________________________
_____________________________
         Núcleo do Orquidário
Instituto de Botânica de São Paulo


Ele postou a foto abaixo para comprovar sua indignação. Vejam que triste...

 
Isso também aconteceu com o COS, por duas vezes.

A primeira foi nos anos 80 quando foram alocadas inúmeras espécies no Parque Zoológico Quinzinho de Barros e a outra  nos idos dos anos 90, quando os associados levaram inúmeras plantas para o Parque da Biquinha, ambos aqui em Sorocaba, para serem realocadas nas árvores dos parques.

Depois de alguns meses, não havia mais nenhuma. Bastava que alguma planta florisse para alguém, mal intencionado, fossa lá, na calada da noite, e retirasse a planta.

O resultado é que hoje, nem o Parque da Biquinha e nem o Quinzinho de Barros, não tem nenhuma orquídea que possa ser admirada.

Reforçamos o apelo que o sr, Luciano faz ao final da sua mensagem:

NÃO DEVEMOS COMPRAR PLANTAS COLETADAS.

TEMOS OBRIGAÇÃO DE DENUNCIAR ORQUIDÁRIOS COMERCIAIS QUE COMERCIALIZAM PLANTAS COLETADAS!!!!!!!

3 comentários:

  1. Es una lástima la recolección ilegal de tan bellas orquídeas (es un Leptotes el de la foto?). Saludos

    http://elorquideario.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  2. É uma pena a recolha ilegal de belas orquídeas (é um Leptotes foto?). Atenciosamente

    ResponderExcluir